terça-feira, 13 de novembro de 2007

Lições Que Ninguém Aprende

Gostaria de levantar uma reflexão a respeito de um dos eventos mais enigmáticos e chocantes do século XX, e faço isso, porque neste Domingo, dia 18, completa-se 29 anos do acontecido que deixou o mundo perplexo. E espero que possamos aprender com o passado para não sofrermos no futuro.

Em Jonestown, na Guiana, um (auto-nomeado) pastor, sem usar de coerção e ou lavagem cerebral, produziu uma insanidade coletiva, 913 pessoas ingeriram suco de laranja com cianeto! Isso aconteceu no dia 18 de Novembro de 1978. Sobreviventes contam que as mães metiam o veneno na boca das crianças enquanto as famílias esperavam serenamente pelo desenlace.
Conta-se também que após beberem o veneno, houve um silêncio de morte, e então se iniciou gritos horríveis como se o inferno tivesse aberto suas portas, e dentro de alguns minutos de muita lamúria, dor e sofrimento, o silêncio mortal voltou a tomar conta do lugar, agora em definitivo.
Jim Jones, pastor da igreja Templo dos Povos, foi o responsável pelo suicídio de 913 seguidores, entre eles 275 crianças e 12 bebês. Jim Jones.

Por quê?!
- Porque o Diabo veio para roubar, matar e destruir; e não estamos atentos a um monte de bobagens que se tem dito por aí. Cremos infantilmente que igrejas lotadas representam alguma coisa para Deus... mesmo que essa igreja não abra suas portas para prostitutas, homossexuais, ricos ou pobres;
- Porque continuamos olhando para a aparência e não atentando para o coração. Somos seduzidos por discursos que nos deixam felizes, e recusamos as palavras de aconselhamento que nos causam tristezas;
- Porque somos seres que não aprendemos com a história de jeito nenhum, e ainda acreditamos que uma rosa ungida tem poder, que um pouco de água do Jordão cura e que um simples e pecador homem pode se intitular semi-deus.

Essa tragédia aconteceu porque aquelas pessoas não olharam para a Bíblia, não retiveram o que é bom, não procuraram conselhos, não pesaram atitudes.
Essa catástrofe aconteceu porque aquelas pessoas estavam tão encantadas com os ensinos de Jim Jones que foram com ele até a morte.
Essa catástrofe aconteceu para que pudéssemos entender algumas coisas de humanidade, por exemplo: sei que este texto é descartável, e que muitas pessoas vão lê-lo e seguir em suas cegueiras; também sei que quando o Anticristo chegar muitos que leram textos como estes estarão salivando na frente de TV enquanto ele “reúne” os povos a uma só língua e uma só moeda.

Encerro este texto na esperança de levantar pensadores e sonhadores, citando George Santayana, filósofo espanhol:
“Aqueles que não aprendem com a história estão condenados a repeti-la”.

Em Cristo,
Pr Kiko Machado.
www.pensamentosalados.blogspot.com

Nenhum comentário: